PLANO

escola montessoriana

Porto Alegre, RS

2019

No final do século XIX Maria Montessori, médica italiana, desenvolve e põe em prática o método de ensino calcado no construtivismo e que visa dar independência e responsabilidade aos alunos com grande grau de liberdade. No início do século XX o Brasil adota este método para ensino infantil em muitas escolas estaduais do nordeste e sudeste. Hoje, já no século XXI, ainda não há expressiva força deste conceito de educação no ensino público no Rio Grande do Sul.

As Escolas montessorianas frequentemente se organizam em função de espaços naturais e fluidos, sem o sistema hierárquico da escola tradicional. Maria Montessori linkou todo seu método de ensino à arquitetura onde ele se desenvolve, propondo espaços que deveriam sempre ser intrinsecamente artísticos.

O ímpeto inicial da proposta de projeto se dá, portanto, na busca de uma “escola que permita aprender”. Uma escola pública de ensino em tempo integral que propõe a aplicação de um modelo de ensino que forme cidadãos filosófica, física, artística e ecologicamente, além da criação de um equipamento que se relacione intimamente com a comunidade local.

Anterior
Anterior

Centro coreográfico Maria Pagés, Granada

Próximo
Próximo

casa A&J